Confronto

Em 4 duelos, Athletico marcou somente 1 gol contra Flamengo

Times decidem a final da Copa Libertadores

O Fla venceu duas das quatro partidas diante do Furacão neste ano
O Fla venceu duas das quatro partidas diante do Furacão neste ano |  Foto: Marcelo Cortes / CRF
 

Pela primeira vez na história, Flamengo e Athletico-PR decidem a final da Copa Libertadores. A decisão em jogo único acontece às 17h deste sábado (29), no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Em 2022, as equipes já se enfrentaram em quatro oportunidades, com vantagem para o time carioca.

O Fla venceu duas das quatro partidas diante do Furacão neste ano. O único triunfo paranaense aconteceu no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em duelo válido pela 3ª rodada. O uruguaio David Terans marcou o único tento do jogo na Arena da Baixada. O técnico do Fla, até então, era Paulo Sousa. Já o do time paranaense, Fábio Carille.

Leia+: É hoje! Flamengo e Athletico-PR decidem a Libertadores

Mais do que não vencer nenhum dos outros três jogos, o Athletico sequer marcou um gol nas partidas restantes - quando Dorival Júnior já havia aterrissado na Gávea. Pelo segundo turno do Brasileirão, na 22ª rodada, o Flamengo goleou o adversário por 5 a 0 no Maracanã, com gols de Pedro, Lázaro, Ayrton Lucas e Fabrício Bruno (duas vezes).

Os outros dois encontros foram pela fase eliminatória da Copa do Brasil. Na partida de ida das quartas, no Maracanã, o Furacão segurou o empate em 0 a 0 graças à grande atuação do sistema defensivo, sobretudo do goleiro Bento.

Na volta, porém, o time paranaense não contou com a mesma sorte. A equipe de Felipão até competiu, mas viu Pedro anotar um golaço de bicicleta e decretar a classificação do Rubro-Negro carioca à semifinal da competição nacional. No fim das contas, o Fla conquistou o título do torneio pela quarta vez ao derrotar o Corinthians na final.

As estatísticas apontam para a dificuldade do Athletico em enfrentar o Flamengo de Dorival. E, principalmente, atacar e marcar contra o adversário. Nos três confrontos anteriores, Felipão adotou o sistema com três zagueiros, mas pode mudar a estratégia para a grande decisão.

Gazeta Esportiva

< TSE disponibiliza serviço de checagem contra fake news Mãe busca por filha de 13 anos que fugiu de casa em São Gonçalo <